Cronograma Capilar - O que é? Como é feito?

Oi meus amores, tudo bom? 

Depois da última descoloração que gravei para vocês, meu cabelo que já era descolorido vem precisando de cuidados, sempre usei o esquema de cronograma. Pois até mesmo no dia dia o nosso cabelo está sendo prejudicado, com a poluição, água quente, calor excessivo, água com cloro, sol e por aí vai, mais além dessas causas naturais, levamos o cabelo a procedimentos invasivos e esquecemos de cuidar depois. Após um tratamento químico como, alisamentos, coloração, descoloração, entre vários outros, o cabelo precisa de tratamento, diário ou semanal por isso foi criada a agenda capilar, nada mais que uma rotina com os cabelos  mais chamada de Cronograma Capilar.

O que é Cronograma Capilar?

Como dito acima, o cronograma capilar nada mais é que uma rotina de cuidados com os cabelos, criado para repor massa, nutrientes e água nos cabelos, a rotina de cuidados faz com que o cabelo fique saudáveis, brilhoso e sedoso, como naturais. Deixo abaixo um exemplo de um cronograma para cabelos saudáveis.


Como montar o seu cronograma?

Cada um deve cria o seu cronograma de cuidados, afinal nenhum cabelo é igual. Antes de iniciar o cronograma é preciso determinar o que seu cabelo mais precisa, assim da para cria a rotina de cuidados de acordo com que precisa. O processo básico do cronograma é composto por 8 hidratações, 3 nutrição e uma reconstrução. Cada processo é feito em dias diferentes, é extremamente importante saber qual é seu tipo de cabelo, se é seco, oleoso, ressecado, misto e a partir dai é fácil montar o cronograma, pois já sabe do que seu cabelo precisa.

  • O cabelo é oleoso, ele precisa de mais hidratação do que nutrição, porque a nutrição é feita com máscaras de tratamento com óleos ou com óleo puro e nosso caso os fios já tem mais gordura natural, porém a nutrição não é indispensável. Óleos como o de Coco, Oliva e Alecrim são ricos e tem vários benefícios para o cabelo oleoso, com o uso eles consegue até reduzir a oleosidade dos fios. 
  • Mais se seus fios forem secos o básico é duas etapas iguais, pois você precisa de nutrição e hidratação isso se seu cabelo estiver saudável, pois o cronograma de fios destruídos é bem mais intenso. 
  • Já seu teu cabelo é misto, você também precisa das duas coisas nutrição e hidratação, mais evite passar máscara perto da raiz. É a umectação nesse caso é fundamental para controlar a oleosidade dos fios.
  • Todos os tipos de cabelos precisam de ao menos de uma Reconstrução por mês, para repor a massa capilar e a queratina dos fios.
É exatamente importante saber o que seu cabelo precisa e também deve saber para que serve cada processo, hidratação, nutrição/ umectação e reconstrução. Já falei aqui no blog sobre isso, mais deixo aqui para ver e entender tudo que seu cabelo fala.
Como saber se o cabelo precisa de Nutrição?
Como saber se o cabelo precisa de Hidratação? 
Como saber se o cabelo precisa de Reconstrução?
Como saber se o cabelo precisa de Queratina ? 

Sabendo o que seu cabelo precisa, você já pode montar o seu próprio cronograma. Como mostrei acima é recomendável fazer 8 hidratações, 3 nutrição e uma reconstrução. Você deve começar com a hidratação, repondo aguá dos fios e no segundo dia que for lavar o cabelo, na mesma semana, faça uma nutrição/umectação e repita esse processo até a terceira semana troque a nutrição pela reconstrução. Essa é a rotina básica, ai você pode cria a sua de acordo com suas necessidades.
O tratamento tem que ser contínuo para ver resultado, principalmente a reconstrução. Tentei resumir tudo, mais de acordo com as informações passadas da para montar o seu cronograma, não tem mistério. Espero sinceramente ter ajudado, se ficou qualquer dúvida me deixa aqui abaixo que logo respondo.

Um beijo e até! 


CONVERSAÇÃO

0 Comentários:

Postar um comentário

Ir
ao top