Cores na decoração, você sabe como usar ?



Oi meninas, tudo bem ? Espero que sim!
Hoje vim trazer uma dica muito útil para quem mora sozinho e quer mudar as cores do ambiente ou até mesmo para você que quer mudar a energia do seu quarto!
Vim trazer dicas de como harmonizar tom sobre tom e dicas de cores certa para cada ambiente!
Então se quiser saber mais, vem !

A decoração de interiores hoje em dia e muito mais diversificado, as cores vem trazendo muitas personalidades.
Aquelas aulas de artes, tinha mais a nos ensinar do que pensamos, as cores primatas e secundarias estão presentemente fazendo parte da nossa vida e decoração.


Há quem prefira o branco básico nas paredes, mais a um bom tempo ele tem sumido, dando lugar para as mais diversas cores.As cores tem a magica de alterar a percepção que temos do espaço.
Fazendo um cômodo parecer maior ou menor,  mais alta ou baixa ou ate mesmo deixa-la mais quente ou fria, utilizando a mesma como ferramenta.
As cores podem também ter influencia no nosso estado de espirito, transmitindo paz e tranquilidade ou energia e ação.

Como combinar cores:

Para escolher as cores da sua decoção você poderá socorrer-se ao velho circulo cromático.
Onde encontramos no triangulo central as cores primarias( amarelo, azul e vermelho) e atrás do triangulo central tem o das cores secundarias, as que nasceram das mistura de cores primarias( laranja, verde e violeta). Para cores mais variadas, tanto para escura ou para clara destas cores, você consegue juntando preto ao branco.
Neste círculo poderá ainda distinguir as cores frias, violeta, azul e verde e as cores quentes, amarelo, laranja e vermelho.


Essas são as cores básicas, para encontra sua cor pretendida não precisa sair misturando tudo qualquer cor, existe lojas e sites específicos para isto, a tabela serve mais para ter noção na hora de decorar com objetos, dando harmonia e conversando com as cores, o que é muito importante !
Aqui trago a tabela de cores variadas, escolha as sua, lembre-se que a cor que escolher devera conversar com as outras cores do ambiente.

Na decoração, você tem que escolher o tom que mais se identifica, se continua difícil saber qual cor vai escolher, uma dica é consultar revistas, sites e fotos de decoração.
Assim terá mais noção das cores que se identifica, talvez a cor que gosta e tem em mente, não fica muito bom em uma parede mais você pode usar tons pasteis e combinar com objetos da cor desejada.O tons pastel é um tom claro que transmitem serenidade e elegância.
Existe quatro formas diferentes de harmonizar as cores, a forma monocromática, contrastada, moderada ou a forma harmônica. Quando planejamos uma decoração devemos levar em conta a cor das paredes, a mesma tem que se conjugar e harmonizar com todos os elementos da decoração como cortinas, quadros, sofás, tapetes, objetos decorativos, etc.

Decoração Contrastada 

Esta harmonia é combinar dois tons opostos dentro do círculo cromático, como o verde e o vermelho ou o azul e o laranja. Esta harmonia poderá parecer excessiva para algumas pessoas. O contraste resulta em alegria e dinamismo, mas também poderá ser agressivo e maçador. No entanto poderá amenizar este efeito com o branco e tons neutro em outros elementos decorativos como telas e tecidos.

Decoração Moderada 

Esta decoração tem por base três cores, define-se um tom e em seguida escolhe-se os outros dois tons de ambos os lados da sua cor contrária, por exemplo o azul, o amarelo e vermelho. Esta opção é mais equilibrada que a solução contrastada, embora tenha que ter em atenção que a existência de três tons, se não existir uma conversa/harmonia de um, poderá parecer demasiado folclórica. As cores secundárias deverão ser aplicadas em complementos.

Decoração Harmônica 

Dentro do círculo cromático deverá escolher três cores consecutivas, um exemplo, amarelo, laranja e vermelho ou de três cores frias ou a mistura entre elas. Mais uma vez é importante que escolha uma cor dominante, sendo as restantes cores aplicadas a complementos decorativos, de preferência o tom dominante deverá ser o mais neutro. Esta é uma harmonia progressiva e menos intensa que as duas anteriores assentes no contraste.

Decoração Monocromática 

Esta já é harmonia indicada para quem gosta de ambientes suaves, pois nada mais é que continuidade de um único tom, utilizando várias intensidades da mesma cor. Esta opção corre o risco de parecer um pouco monótona, pelo que poderá incluir estampados nos elementos decorativos ou pequenos toques de outras cores.

Este tipos de harmonia não é só utilizados cores puras, pode utilizar variantes claras de cada tom , para equilibrar os ambientes especialmente nas soluções acerta no contraste.




A cor certa para cada comodo:



  • Hall de entrada

Este deve transmitir um clima agradável e receptivo, o tom pastel ao olhar a primeira impressão é positiva por isto neste caso o tom pastel atende mais as expectativas.
E o clima receptivo e a decoração que fica responsável, ai pode usar as cores que mais se identifica.


  • Cozinha:
O branco ou um tom próximo predomina. Nas áreas gourmet o branco demostra higiene.
O único segredo e ousar nos detalhes, O vermelho, deixara sua cozinha mais vibrante e cheia de energia.
O verde deixa o ambiente acolhedor e os amarelados e alaranjados estimulam o apetite.


  • Quarto de Casal:
Na hora de pensar na cor o quarto, vale mesmo é o gosto do dono do ambiente. Se gosta de verde, por um exemplo, escolha um tom aconchegante. Tipo ''Lagoa de Lírios'' da Coral, é uma cor linda.
Tons de oliva são outras opções para o quarto do casal. "O tom de oliva ativa a espiritualidade."O verde estimula a  persistência e a esperança”.



  • Sala 
Claro que neste comodo varia de acordo o perfil do morador. Se a intenção é ousar, causar uma impressão forte e moderna, recomendo cores que são tendência para 2015, como “Laranja- Acobreado”,“Sombra de cedro”, da Coral.



  • Banheiro

A cor predominante também deve ser branca, pois a cor branca reflete higiene e organização.
Dependendo do perfil do morador pode-se usar cor em uma parede, ou apenas na decoração com objetos. Mas isto depende de pessoa a pessoa!

Dicas extras:

  1. Amarelo traz tranquilidade e laranja oferece dinamismo.Tons de amarelo garantem um ambiente tranquilo, trazem serenidade ao ambiente. Existem estudos que relatam a influência benéfica do amarelo nos ambientes em que dormem pessoas idosas.
  2. Os tons alaranjados e avermelhados estimulam a movimentação. Essas cores são indicadas para quem se identifica, já que são ativadoras de energia e podem prejudicar o sono. 
  3. Tendência P&B:Dupla mais utilizada, o preto e o branco também podem ser aderidos à decoração. “Preto e branco garantem equilíbrio. Atenção, sempre que usa esses tons em casa, procure iluminar bem os cômodos.
  4. Não esqueça que o amarelo e o laranja transmite alegria e incentivam o convívio, ideais para as zonas sociais da casa. 
  5. O vermelho é excitante e energético embora não aconselhável se for nervoso ou estressado, nesse caso deverá procurar cores como o azul e o violeta que proporcionam tranquilidade assim como verde que potencia o equilíbrio, estas cores são boas soluções para as áreas de descanso. 
Essas são dicas básicas, que todos deveríamos saber, então espero sinceramente ter ajudado!
Lembre-se o único segredo e conversar com as cores e estampas, essa é uma regra simples que muita gente não leva em conta. Se ainda assim não conseguiu ter a certeza da cor que vai usar, deixo o site  da Coral, que tem o simulador de ambientes.
Vou deixar aqui também o aplicativo Hauzz para Android e iOS muito bom, tem varias fotos para se inspirar!
Então é isto pessoas, espero que tenham gostado!
Beijinhos e até o próximo <3

Image Map

CONVERSAÇÃO

1 Comentários:

Ir
ao top